O que é CDB? Saiba como funciona, os títulos disponíveis e se é seguro!

Saber investir o dinheiro é tão importante como saber poupá-lo, pois se você não souber como fazer um investimento, ele não irá te trazer rendimentos ao longo do mês. Para as pessoas que estão em busca de segurança, uma excelente opção é investir no CDB, Certificado de Depósito Bancário, pois ele irá te trazer mais rendimentos que a poupança, mas com a mesma segurança.

Ainda não sabe o que é CDB? Pois então esse artigo é para você, continue lendo e tire todas as suas dúvidas a seguir!

O que é e como funciona o CDB?

O Certificado de Depósito Bancário, CDB, é um título de renda fixa emitido por vários bancos a fim de captar recursos. Esse é um dos principais investimentos de renda fixa, pois ele pode trazer ótimos rendimentos e com total segurança.

O CDB funciona como um empréstimo, ou seja, você empresta o seu dinheiro para o banco por um determinado período e recebe uma taxa de rentabilidade por esse empréstimo. Essa taxa será definida quando você faz a aplicação no CDB.

Com esse tipo de investimento é possível até mesmo que você tenha liquidez diária para poder resgatar seu dinheiro sempre que desejar.

É comum que os CDBs emitidos por instituições bancárias menores ofereçam taxas de rendimento mais atrativas aos seus clientes.

Títulos de CDB disponíveis

O que é o CDB?

Agora que você já sabe o que é CDB, confira abaixo quais são os tipos disponíveis para que você possa escolher aquele que irá te trazer mais rendimentos.

  • Pós-fixados

Os CDBs pós-fixados são os mais comuns, pois com ele a instituição bancária irá pagar um percentual do índice de referência que for utilizado. Pode ocorrer dos indexadores da economia variarem e assim o rendimento sofrer alterações até o final do período, assim, se os indexadores subirem, seus rendimentos irão aumentar.

  • Prefixados

Quem opta pelo CDB prefixado está optando por ter um rendimento fixo ao final do prazo, assim a pessoa irá fazer o investimento a uma determinada taxa e independente das variações do mercado ela não irá se alterar.

Com os prefixados você já irá saber quanto vai ganhar ao final do período investido desde o momento que fizer a aplicação.

  • Híbridos

Outro tipo de CDB são os híbridos, que consiste em títulos que possuem sua rentabilidade composta de duas taxas, uma variável e uma fixa.

Um exemplo muito comum do CDB híbrido é quando a pessoa faz uma aplicação com taxa de rentabilidade de 8% + IPCA, neste caso ela irá ter o rendimento fixo de 8% e terá o rendimento do IPCA variável conforme as condições do mercado.

Como calcular qual CDB tem mais rendimento?

Para que você consiga saber qual CDB irá te trazer mais rendimento, uma ótima forma é usar um simulador de investimentos, pois assim você poderá escolher o valor que deseja investir e o prazo e comparar qual será o rendimento em todos os três tipos de CDBs.

Quais são as vantagens de investir em CDB?

Existem várias vantagens para as pessoas que desejam investir no CDB, como podemos destacar:

  • É fácil de investir
  • A aplicação pode ser feita na internet
  • Possui boa taxa de rentabilidade
  • É muito seguro
  • É possível investir com menor prazo de liquidez
  • Excelente para quem deseja a diversificação da sua carteira

Qual é o investimento mínimo?

O valor do investimento mínimo para o CDB irá variar conforme a instituição bancária que você deseja investir. Muitos bancos costumam taxar como valor mínimo 1.000,00, no entanto, existem outros que possuem o investimento mínimo mais baixo, a partir de 100,00.

O ideal é que você faça uma busca para encontrar qual é a melhor instituição para investir seu dinheiro.

Afinal, esse tipo de investimento é seguro?

Sim, é muito seguro investir no Certificado de Depósito Bancário, pois ele consiste em um investimento de renda fixa, que possui ótimas taxas de rentabilidade e muita segurança.

Além do mais, ao fazer esse investimento você terá a garantia do Fundo Garantidor de Crédito, assim, se a instituição falir, você não irá perder o seu dinheiro.

O CDB é ideal para quem deseja ter rendimentos maiores do que a poupança, mas com a mesma segurança.

Ainda ficou alguma dúvida sobre o que é CDB? Deixe um comentário!