O que é LCI? – Veja os riscos, aplicações mínimas e como funciona!

Existem várias opções de investimentos que são ótimas para quem deseja guardar dinheiro e ainda garantir uma taxa de rendimento sobre o dinheiro aplicado. Dentre as opções, uma que ganha bastante destaque é o LCI, Letras de Crédito Imobiliário, que consiste em um investimento de renda fixa com ótima rentabilidade.

Se você não sabe o que é LCI nem como ele funciona, você está no artigo certo, pois a seguir eu irei falar tudo o que você precisa saber sobre ele, confira!

O que é e como funciona o LCI?

O LCI é  a Letra de Crédito Imobiliário, um investimento de renda fixa que consiste em títulos que possuem lastros por créditos imobiliários, assim ele possui garantia por alienação ou hipoteca do imóvel.

O funcionamento desse investimento é bem simples, ele consiste em você emprestar seu dinheiro para uma instituição financeira que irá usar esse recurso para financiar o setor imobiliário.

Esse “empréstimo” que você faz à instituição financeira irá te render juros durante um determinado prazo que será pré-estabelecido entre vocês.

Esse tipo de investimento é isento de imposto de renda isso porque o governo quer incentivar o investimento no setor imobiliário.

Quais são os riscos?

Ao optar por investir em LCI você não irá ter riscos muito altos, pois se houver algum problema você terá a garantia do Fundo Garantidor de Créditos para que você não perca o dinheiro investido.

Mas antes de você começar a investir em LCI é necessário ficar atento aos detalhes desse título, pois ao contrário de outros investimentos, ele não possui liquidez alta, por isso, ao assinar o contrato da aplicação você só poderá resgatar o título no vencimento dele.

Geralmente as instituições possuem prazos mais longos para o LCI, que costuma passar dos seis meses, por isso, se você optar por esse investimento e precisar resgatar o dinheiro antes do prazo, poderá perder toda a rentabilidade que ele teve durante o período aplicado.

Aplicação mínima

Agora que você já sabe o que é LCI e quais são os riscos que ele possui, você deve estar se perguntando se existe um valor mínimo para ser aplicado, e a resposta é sim.

No entanto, o valor mínimo de aplicação irá variar conforme a instituição que você irá escolher, pois o valor poderá variar consideravelmente conforme cada banco ou corretora.

Geralmente é comum o valor mínimo ser entre 5.000,00 e 30.000,00, mas existem outras instituições que cobram valor menores ou maiores que esses.

Não existe nenhum órgão regulador que estabelece um valor mínimo para aplicar em LCI no Brasil.

Rendimentos

Financial charts on the table with laptop

As taxas de rendimentos do LCI irão variar conforme o tipo de aplicação que foi feita e se é na modalidade prefixado ou pós-fixado. Confira!

  • Prefixados

Nessa modalidade o valor final que será resgatado pela aplicação já estará estabelecido no momento em que é feito o investimento.

Exemplo: Se o  LCI que você investiu rende 9,9% ao ano e você aplicou 10.000,00 pelo prazo de 1 ano, ao final do prazo você irá receber 10.990,00.

  • Pós-fixados

A outra modalidade consiste em uma taxa de rendimento com valores variáveis, que geralmente estarão associadas ao CDI ou ao IPCA.

Neste caso, ao fazer uma aplicação você não irá saber qual será o valor exato que irá receber na data de vencimento, pois o CDI ou IPCA poderá estar com uma taxa maior ou menor do que aquela que estava quando foi feita a aplicação.

Prazos

É válido ressaltar que existe um prazo mínimo de resgate ao investir na LCI. Na maioria das vezes, esse prazo é de 60 dias a 90 dias (depende do banco). Logo se você procura um prazo inferior a este esse tipo de investimento não seria a melhor opção, pois você terá problemas de liquidez.

Tributação

Uma das vantagens da LCI é justamente a isenção do imposto de renda para pessoas físicas. Um ótima alternativa para investimentos de renda fixa. Porém para Títulos públicos e até mesmo para outros investimentos de renda fixa o imposto de renda pode variar da seguinte maneira:

  • 22,5% para aplicações de até 180 dias;
  • 20% para aplicações entre 181 dias e 360 dias;
  • 17,5% para aplicações entre 361 dias e 720 dias;
  • 15% para aplicações superiores a 720 dias.

Vantagens do LCI

Ao fazer a aplicação no LCI você irá garantir algumas excelentes vantagens, como:

  • Alta rentabilidade
  • Segurança
  • Facilidade de aplicação
  • É isento de imposto de renda para pessoas físicas
  • Não cobra nenhum tipo de taxas de administração

E quais são as desvantagens?

A grande desvantagem desse tipo de investimento é a baixa liquidez. Ou seja, caso você precise sair do investimento antes do período inicialmente contratado o rendimento pode ser menor do quando ela foi contratada.

Investir em LCI é arriscado?

Não. Ao investir nas Letras de Crédito Imobiliário você estará fazendo um investimento seguro e terá uma ótima taxa de rentabilidade com ele ao final do prazo estabelecido.

Ele é considerado um investimento seguro principalmente devido ao FGC que irá assegurar investimentos de até 250 mil reais aos investidores, caso haja a dissolução da instituição financeira em que foi feita a aplicação.

Vale a pena investir?

Se você está em busca de fazer um investimento de longo prazo, sim, vale a pena investir seu dinheiro no LCI, pois ele irá te trazer uma ótima rentabilidade sem riscos. No entanto, se você está em busca de investimentos de curto prazo, talvez optar pelo CDB seja a melhor opção, pois ele possui maior liquidez.

Além disso esse tipo de investimento têm baixo risco

Dúvidas sobre o que é LCI? Deixe um comentário!